quinta-feira, 20 de junho de 2013

20/06/13 - Revisão de ciências - sistema reprodutor

REVISÃO DE CIÊNCIAS

1) Qual é o ciclo de vida do ser humano?
As pessoas nascem, crescem, reproduzem e morrem.

2) O que é necessário para que ocorra a reprodução humana?
A união da célula masculina com a feminina, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

3) Qual é o sistema responsável por transportar as células reprodutoras?
O sistema reprodutor.

4) O que são testículos?
São as glândulas que produzem os espermatozoides.

5) O que são espermatozoides?
São as células reprodutoras masculinas.

6) Qual é a função dos canais deferentes?
Armazenar e transportar os espermatozoides.

7) Qual é a função da uretra?
É o canal responsável pela eliminação da urina e dos espermatozoides.

8) Qual é a função do pênis?
Conduzir os espermatozoides para dentro do sistema reprodutor feminino e eliminar a urina.
9) O que são os ovários?
São dois órgãos que produzem os óvulos, as células reprodutoras femininas.

10) Qual é a função das tubas uterinas?
Transportar os óvulos até o útero.

11) Qual é a principal função do útero?
Abrigar o óvulo fecundado durante a gestação.
12) Qual é a função da vagina?
Fazer a ligação entre o útero e a parte externa do corpo, sendo o canal por onde o bebê passa para nascer.
13) Dentro da vagina os espermatozoides vão em que direção?
Vão em direção ao útero e as tubas uterinas, para fecundar o óvulo.

14) O que é fecundação e onde ela ocorre?
É a união de um espermatozoide e um óvulo dentro da tuba uterina.

15)Qual é o nome do óvulo fecundado pelo espermatozoide?
Célula ovo.
16) Após a fecundação  para onde vai a célula-ovo? Ela vai para o útero e se desenvolve.

17) O que é gravidez?
É o período da gestação do bebê, que começa com a fecundação do óvulo e o parto.
18) O que é parto? É o nascimento da criança, pode ser normal (sair do corpo da mãe pela vagina) ou cesáreo ( cirurgia feita na barriga para retirar a criança).
19) O que é menstruação?

É a descamação do endométrio ( camada preparada para receber e gestar a célula ovo). Quando não há fecundação, este sangue é eliminado. Isso acontece de 28 em 28 dias geralmente.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

18/06/13 Revisão de história ( África) Revisão de geografia ( relevo, clima, vegetação e hidrografia do Brasil) Revisão de Ciências ( sistema endócrino e reprodutor)

Revisão de Geografia: Clima, Relevo, Hidrografia e Vegetação.
Recorte as perguntas, cole no caderno e responda pesquisando no livro de geografia.
2° BIMESTRE/13
REVISÃO DE GEOGRAFIA
1)O que é clima?
É o conjunto de todas as variações do tempo, ou seja, todas as condições atmosféricas.

2) O que é tempo?  É o conjunto dos ciclos. Ciclo da chuva, do vento, mudanças de temperatura da atmosfera.

3) Quais são os principais tipos de clima do Brasil? Quais são as suas características mais importantes?
Equatorial – temperaturas elevadas com chuvas abundantes.
Tropical típico – temperaturas elevadas, com duas estações definidas: chuva e seca.
Semiárido: temperatura elevada, poucas chuvas.
Tropical úmido: temperatura elevada, muita chuva, ocorre no litoral.
Subtropical: Temperatura baixa, muito frio, chuvas regulares, geada.

4) O que é relevo? É o conjunto das variações do terreno de uma região.
5) Quais são  os principais tipos de relevo do Brasil e quais são suas características?
Planícies: áreas pouco elevadas, planas.
Planaltos: superfície irregular, com morros e montanhas, acima do nível do mar.
Depressões: área mais baixa que o relevo ao redor.

6)Existe alguma relação entre o relevo e o clima de uma região?
 Sim. O relevo interfere no clima, no ciclo da chuva e dos ventos.

7) O que é altitude?
É a distância medida acima do nível do mar.

8) As regiões de grande altitude costumam ser mais quentes ou frias? Por quê?
Mais frias. Por causa da altitude e da alta umidade.

9) A maior parte da água do planeta é doce ou salgada?
Salgada.
10 ) Onde está concentrada a camada de água salgada do planeta?
Nos oceanos e mares.

12) Onde está concentrada a camada de água doce do planeta?
Nas calotas polares, geleiras, lençóis freáticos, rios e lagos.

13) Como se formam os rios?
A água da chuva infiltra no solo e se acumula no subsolo. Esta água brota do chão, em nascentes e corre na direção do mar. No caminho é enriquecida por águas de outros rios.
14) O que é hidrografia?
É o conjunto das águas de uma região: rios, lagos, córregos, lagoas.

15) De que maneira os rios interferem no modo de vida das pessoas de uma região?
O rio é fonte de vida. Sem ele a natureza e o homem sofrem. O ciclo de chuva interfere no tamanho do rio.
16) Quais são os prejuízos causados à natureza pela falta de água?
Seca, morte das plantas e animais, proliferação de doenças.
17) Quais são os três principais rios do Brasil?
Amazonas, São Francisco e Paraná.

17) O que é vegetação?
É o conjunto de plantas de uma região.

18) Complete com o tipo de vegetação descrita:
a) CAATINGA é típica do nordeste, suas árvores são pequenas e cheias de espinhos. Vivem com pouca água.
b) CERRADO suas árvores são retorcidas, de casca grossa, a região costuma ter basicamente um tempo seco e outro chuvoso.
c) MATA ATLÂNTICA suas árvores são altas e grossas, a mata é fechada e ocupa o litoral brasileiro.
d) MATA DOS COCAIS composta por vários tipos de palmeiras, ocorre na região norte.
e) FLORESTA AMAZÔNICA ocupa grande parte da região norte, a mata é fechada, é uma das maiores florestas do mundo. Na região chove muito e faz muito calor.
f) MATA DAS ARAUCÁRIAS formada de pinheiro araucária, corre em regiões de clima frio.
g) MANGUE suas árvores crescem dentro da água, nas regiões onde o rio e o mar se encontram. As raízes são aéreas e embaixo delas crescem vários tipos de caranguejos.
i) CAMPO existem poucas árvores, na maior parte do solo é coberto por gramíneas, nestes locais costuma se criar gado.
j) VEGETAÇÃO DO PANTANAL_é encontrada no Pantanal, tem espécies variadas e passa uma parte do ano alagada por causa do período das fortes chuvas.

Revisão de HISTÓRIA: ÁFRICA
1) A África é um país ou um continente?
É um continente.
2) Por que motivo os africanos foram escravizados pelos portugueses e trazidos para o Brasil?
Para que houvesse trabalhadores sem salário.

3) Qual foi o tipo de transporte usado para transportas os africanos escravizados?
Navios Negreiros.

4) Quais eram as condições de vida oferecidas aos escravizados?
Precárias. Sem alimentação, vestuário e saneamento.

5) De onde surgiu a ideia de que os negros deveriam ser escravizados?
Da situação de escravização que já acontecia na África quando as tribos lutavam e da ideia de que os negros eram inferiores por causa da cor da pele.

6) Qual é o nome da lei que libertou oficialmente os escravizados?
Lei Áurea
7)Onde surgiu a capoeira e por que?
No Brasil. Surgiu uma luta disfarçada de dança para eles se defenderem.
8)  Grande parte dos povos africanos viviam em que tipo de lugar, cidades, aldeias ou tribos?
Aldeias.
9) Quais foram as principais revoltas ocorridas no Brasil para tentar acabar com a escravização?
Conjuração Mineira, Conjuração Baiana e o Levante dos Malês.
10) O que aconteceu com os ex-escravos após sua libertação?
Passaram muita dificuldade e não tinham empregos e moradia.
11) A libertação dos escravizados garantiu acesso aos serviços de saúde, segurança e educação? Não. Esses direitos não foram garantidos.
12)O povo brasileiro herdou muitas coisas da cultura africana. Cite algumas delas.
Dança, roupas, culinária, enfeites, alegria, força de trabalhos...
13) Quais foram as principais lições que você aprendeu sobre a história da escravização no Brasil?
*A escravidão  foi um ato de covardia contra as pessoas.
* O processo de escravização foi ruim para o desenvolvimento da África.
*A comida servida aos escravizados era insuficiente e ruim.
* Muitos escravizados morriam de tanto serem chicoteados.
* Os escravizados eram obrigados a trabalhar noite e dia sem descanso.
* O navio negreiro era o transporte usado para trazer os africanos para o Brasil.
* Os africanos não aceitavam de viver privados da liberdade.
* A Lei Áurea libertou os escravos oficialmente.

* Os africanos que voltaram para a África após o fim da escravidão eram chamados de Agudás.

REVISÃO DE CIÊNCIAS

1) Qual é o ciclo de vida do ser humano?

2) O que é necessário para que ocorra a reprodução humana?

3) Qual é o sistema responsável por transportar as células reprodutoras?

4) O que são testículos?

5) O que são espermatozoides?

6) Qual é a função dos canais deferentes?

7) Qual é a função da uretra?

8) Qual é a função do pênis?
9) O que são os ovários?
   
10) Qual é a função das tubas uterinas?

11) Qual é a principal função do útero?

12) Qual é a função da vagina?

13) Dentro da vagina os espermatozoides vão em que direção?

14) O que é fecundação e onde ela ocorre?

15)Qual é o nome do óvulo fecundado pelo espermatozoide?

16) Após a fecundação  para onde vai a célula-ovo?
17) O que é gravidez?
18) O que é parto?
19) O que é menstruação?
Revisão de Ciências – 2ª parte

1) Qual é o sistema responsável por controlar a sensações do corpo?

2)  Quais são os órgãos que compõem o sistema nervoso?


3)Quais são os cinco sentidos do corpo humano?


4) Quais são os órgãos dos sentidos?


5) Qual é o sistema responsável pela produção dos hormônios do corpo?


6) Quais são as principais glândulas do sistema endócrino?


7) Quais são as principais mudanças que acontecem no corpo do menino quando ele
entra na puberdade?






8) Quais são as principais mudanças que acontecem no corpo da menina quando ela
entra na puberdade?






segunda-feira, 17 de junho de 2013

17/06/13 Expressões numéricas, revisão sobre sistemas de medidas


Expressão Numérica com Números Naturais


  Uma expressão numérica é como se alguém tivesse anotado, em uma única linha, de uma folha de caderno, alguns cálculos a serem efetuados.

Exemplo: 2 + 3 x 4 - 1 + 8 

   Fazer estes cálculos todo mundo sabe. Entretanto, o que muitas vezes nos faz errar estes cálculos, é a ordem em que se deve efetuar cada uma das contas da expressão numérica.

Portanto precisamos seguir a ordem certa, para o resultado ser correto. 

Veja:
* Nas expressões numéricas que apresentam somente adições e subtrações, as operações são feitas na mesma ordem em que elas estão, ou seja, da esquerda para a direita.

Por exemplo:

15 + 7 + 12 -13 =
22 + 12 - 13 =
34 - 13 =
21


* Nas expressões numéricas efetuamos as multiplicações antes das adições.

Por exemplo:
28 + 7 + 15 x 3 =
28 + 7 +45 =
35 + 45 =
80

* Nas expressões numéricas efetuamos a divisão antes da subtração.

Por exemplo:
87 - 36 : 3 - 8 =
87 - 12 - 8 =
75 - 8 =
 67

* Nas expressões numéricas efetuamos a multiplicação e a divisão antes da adição e da subtração.

  Agora vamos calcular a expressão citada no início deste texto:

2 + 3 x 4 - 1 + 8 x 2
= 2 + 12 – 1 + 4
=14 – 1 + 4
= 13 + 4=17


 Existem expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem
1º) parênteses ( )
2º) cochetes [ ]
3º) Chaves { }
Exemplo:
a)74+{10-[5-(6-4)+1]}=
=74+{10-[5-2+1]}=
=74+{10-[3+1]}=
=74+{10-4}=
=74+6=
=80


http://accbarroso60.wordpress.com/2011/02/24/expressoes-numericas-com-adicao-e-subtracao/

EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES
Nessas expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:
1º) multiplicações e divisões
2º) adições e subtrações
Se houver sinais de associação (parenteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:
1º) As contas dentro dos parenteses seguindo a ordem acima colocada
2º) As contas dentro dos colchetes senguindo a ordem acima colocada
3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada
EXEMPLOS


1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=
=15+[16-7+1]=
=15+[9+1]=
=15+10=
=25

2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
= 50-{40-3x[5-3]}=
= 50-{40-3×2}=
= 50-{40-6}=
= 50-34=
=16
EXERCÍCIOS

1) Calcule o valor das expressões
a) 10-1+8-4= (R:13)
9 +8-4
17 -4
13

b) 12-8+9-3= (R:10)
4 +9-3
13 -3
10
c) 25-1-4-7= (R:13)
24-4-7
20-7
13
d) 45-18+3+1-2= (R:29)
27+3+1-2
30+1-2
31-2
29
e) 75-10-8+5-1= (R:61)
65-8+5-1
57+5-1
62-1
61

f) 10+5-6-3-3+1= (R:4)
15-6-3-3+1
9-3-3+1
6-3+1
3+1
4

2) Efetue as operações
a) 237+98 = (R:335)
 1 1
  237
+  98
  335
b) 648+2334 = (R: 2982)
      1
  2334
+  648
  2982
c) 4040+404 = (R: 4444)

d) 4620+1398+27 = (R: 6045)




e) 3712+8109+105+79 = (R:12005)
f) 256-84 = (R: 172 )



g) 2711-348 = (R: 2363)
h) 1768-999 = (R: 769)


i) 5043-2584 = (R: 2459)
j) 8742-6193 = (R: 2549)



3) Calcule o valor das expressões
a) 30-(5+3) = (R: 22)
30-8
22

d) 23-(2+8)-7 = (R: 6 )
23-10-7
13-7
6
b) 15+(8+2) = (R: 25)
15+10
25
e) (10+5)-(1+6) = (R: 8)
15-7
8
c) 15-(10-1-3) = (R: 9)
15-(9-3)
15-6
9
f) 7-(8-3)+1= (R: 3 )
7-5+1
2+1
3

4) Calcule o valor das expressões
a) 25-[10+(7-4)] = (R:12)
25-[10+3]
25-13
12
b) 32+[10-(9-4)+8] = (R:45)
32+[10-5+8]
32+[5+8]
32+13
45
c) 45-[12-4+(2+1)] = (R:34)
45-[12-4+3]
45-[8+3]
45-11
34
d) 70-{20-[10-(5-1)]} = (R:56)
70-{20-[10-4]}
70-{20-6}
70-14
56
e) 28+{13-[6-(4+1)+2]-1} = (R:37)
28+{13-[6-5+2]-1}
28+{13-[1+2]-1}
28+{13-3-1}
28+{10-1}
28+9
37
f) 53-{20-[30-(15-1+6)+2]} = (R:45)
5) Calcule o valor das expressões:
a)   10 – 1 + 8 – 4
9+8-4
17-4
13
b)   12 – 8 + 9 – 3
4+9-3
13-3
10
c) 25 – 1 – 4 – 7
24-4-7
20-7
13
d)   30 – ( 5 + 3 )
30-8
22

e) 15 + ( 8 + 2 )
15+10
25
f) 25 – ( 10 – 1 – 3 )
25-(9-3)
25-6
19
g) 45 – 18 + 3 + 1 – 2
27+3+1-2
30+1-2
31-2
29
h) 75 – 10 – 8 + 5 – 1
65-8+5-1
57+5-1
62-1
61
i) 10 + 5 – 6 – 3 – 3 + 1
15-6-3-3+1
9-3-3+1
6-3+1
3+1
4
j) 23 – ( 2 + 8 ) – 7
23-10-7
13-7
6
k) ( 10 + 5 ) – ( 1 + 6 )
15-7
8
l) 7 – ( 8 – 3 ) + 1
7-5+1
2+1
3
m) 25 – [ 10 + ( 7 – 4 ) ]
25-[10+3]
25-13
12
n)32+ [ 10 – ( 9 – 4 ) + 8 ]
32+[10-5+8]
32+[5+8]
32+13
45
o) 45 – [ 12 – 4 + ( 2 + 1 )]
45-[12-4+3]
45-[8+3]
45-11
34
p) 70 – { 20 – [ 10 – ( 5 – 1 ) ]}
70-{20-[10-4]}
70-{20-6}
70-14
56
q) 28 + { 13 – [ 6 – ( 4 + 1 ) + 2 ] – 1 }
28+{13-[6-5+2]-1}
28+{13-[1+2]-1}
28+{13-3-1}
28+{10-1}
28+9
37
r) 53 – { 20 – [ 30 – ( 15 – 1 + 6 ) + 2 ]}
53-{20-[30-(14+6)+2]}
53-{20-[30-20+2]}
53-{20-[10+2]}
53-{20-12}
53-8
45

s) 62 – { 16 – [ 7 – ( 6 – 4 ) + 1 ]}
62-{16-[7-2+1]}
62-{16-6}
62-10
52
t) 20 – { 8 + [ 3 + ( 8 – 5 ) – 1 ] + 6}
20-{8+[3+3-1]+6}
20-{8+5+6}
20-19
1
u) 15 + { 25 – [ 2 – ( 8 – 6 )] + 2 }
15+{25-[2-2]+2}
15+{25-0+2}
15+27
42
v) 7 – ( 1 + 3 )
7-4.
3
x) 9 – ( 5 – 1 + 2 )
9-6
3

w) 10 – ( 2 + 5 ) + 4
10-7+4
3+4
7